O que são crenças negativas?

 

 

       João era conhecido por seus colegas de trabalho como um ótimo funcionário e apresentava um histórico de sucesso profissional. Contudo, internamente ele não sentia-se assim e,  sempre que João iniciava um novo trabalho, pensava sobre si mesmo “Eu sou incapaz”. Joana não conseguia manter-se em relacionamentos amorosos, fazendo algo para boicotar a relação sempre que iniciava um namoro com alguém especial. Internamente pensava sobre si mesma “Eu não sou digna de ser amada”.

      Esses são exemplos de crenças negativas que prejudicam pessoas em diferentes áreas. As crenças negativas são pensamentos inverídicos que temos sobre nós mesmos e sobre o mundo que atrapalham nossa vida cotidiana e que geralmente aparecem em momentos difíceis. Na maior parte das vezes, elas foram construídas em momentos traumáticos da nossa história. Essas crenças são autolimitadoras ou autodenegridoras e, em geral, estão por trás da maioria das dificuldades que temos. Esses pensamentos são irracionais, o que significa que a pessoa sabe que elas são falsas, mas não consegue pensar diferente. Sente uma divisão entre o que ela sabe ser verdadeiro e o que ela sente realmente.

      Na terapia EMDR (Terapia de Dessensibilização e Reprocessamento através de Movimentos Oculares), um dos aspectos que é trabalhado com o paciente são as crenças negativas, por isso busca-se identificar a crença negativa que está associada a momentos difíceis vividos pela pessoa. Por exemplo, ao lembrar de uma situação em que João não conseguiu salvar um amigo na infância, passou a pensar sobre si mesmo “Eu sou incapaz”. Ao reprocessar as lembranças negativas, a crença negativa também é modificada já que ela estava associada a uma “falha” do pensamento em tais situações. Assim, o EMDR consegue ter resultados mais abrangentes, pois essas mudanças podem ser generalizadas a várias situações que a pessoa vivencia em sua vida onde acredita ser incapaz.

           Para auxiliar os pacientes a identificarem suas crenças, listei as crenças negativas que são mais comuns associadas a situações difíceis e também as crenças positivas. Esse é um exercício que pode ser feito por qualquer pessoa, onde podemos analisar uma situação difícil e tentar identificar qual a crença negativa associada ou qual a crença positiva que nos falta. A lista está neste site na parte questionários (Crenças negativas e positivas).

https://www.psicologalucianasalvador.com/artigos-e-questionarios

 

 

 

Please reload

Featured Posts

Os Pilares da Autoestima

July 30, 2018

1/6
Please reload

Recent Posts
Please reload

Please reload

Search By Tags
Please reload

Archive
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Endereço: Rua Rui Barbosa, n. 820, s. 401.

Ed. Foz Executive Center.

Foz do Iguaçu / Paraná.

 

Tel. / whats.: (45) 98009117

Email: lcnsalvador@gmail.com

 

  • Facebook Social Icon
  • Facebook Social Icon