O que é

 

É uma psicoterapia vivencial criada pelo psiquiatra Fritz Pels na década de 1940. Ela ensina aos pacientes o método fenomenológico de awareness (sensação, percepção), no qual perceber, sentir e atuar são preferíveis a interpretar e focar-se em modificar atitudes preexistentes. Explicações e interpretações são consideradas menos confiáveis do que aquilo que é diretamente percebeido ou sentido.

Tem como objetivo ressaltar a consciência do aqui-e-agora. Para a Gestalt, o homem sempre está em processo de desenvolvimento, sendo a noção de processo algo que está em permanente movimento, em constante mudança.

O objetivo da psicoterapia é promover o processo de crescimento e desenvolver o potencial humano através do processo de integração. Assim, integrando as partes conhecidas e desconhecidas, partes que aceitamos e negamos em nós mesmos, vamos nos tornando aquilo que realmente somos, e consequentemente, a vida flui de forma mais saudável.

A aceitação genuína de nossa forma de funcionar, nos permite enfrentar as situações com mais criatividade e mais leveza.

 

Como funciona

 

A Gestalt terapia é mais uma exploração do que uma modificação direta de comportamento. Em vez de manter distância e interpretar, o gestalt terapeuta encontra o paciente e direciona um trabalho de awareness ativo.

Há situações incompletas em nossa vida que pedem atenção e interferem na formação de coisas novas e na liberdade para novos comportamentos. 

Nesta psicoterapia, memórias, situações passadas  podem ser trabalhadas  através de experimentos nos quais o cliente revive sensações e emoções, trazendo o passado pra o presente, e pode assim chegar a uma resolução ("fechando" uma "gestalt aberta", isto é, completando uma situação interrompida). Aos poucos, vai descobrindo seus recursos internos e ampliando sua fronteira de contato podendo assim concretizar uma parte maior do seu potencial.

É considerada uma terapia no "aqui-agora", visa uma ampliação da conscientização, integração da personalidade aumentando o auto-apoio (auto-aceitação, auto-valorização, auto-confiança).

 

Desenvolvendo a própria individualidade e aprendendo a confiar em seus próprios recursos e utilizá-los a pessoa poderá chegar a estabelecer uma relação mais saudável e construtiva consigo mesma e com as outras pessoas significativas

 

 

 

 

 

 GESTALT TERAPIA

A Psicoterapia faz com que o indivíduo deixe de repetir de forma morta e chegue a um novo conflito criativo que convida ao crescimento, à mudança, ao excitamento, à aventura de viver.
 

Fritz Perls

Os Pilares da Autoestima

30/07/2018

1/6
Please reload

Endereço: Rua Rui Barbosa, n. 820, s. 401.

Ed. Foz Executive Center.

Foz do Iguaçu / Paraná.

 

Tel. / whats.: (45) 98009117

Email: lcnsalvador@gmail.com

 

  • Facebook Social Icon
  • Facebook Social Icon