Todos já percebemos que nosso sucesso em diferentes áreas está relacionado a como nos sentimos em relação a nós mesmos. Nossas reações a acontecimentos e a forma de lidarmos com situações têm uma relação direta com o que pensamos e sentimos sobre nós. Assim, inegavelmente a autoestima é a chave para o sucesso ou para o fracasso em muitas situações na nossa vida.

     Nesse post escreverei algumas ideias trazidas pelo autor Nathaniel Branden sobre autoestima e formas de aprimorarmos isso em nós falando sobre alguns pilares essenciais para o desenvolvimento da autoestima. Você também terá em cada pilar a oportunidade de aprofundar essas ideias com exercícios que se encontram nesse site.

     Segundo este autor a autoestima é composta por dois componentes: o sentimento de competência pessoal e o sentimento de valor pessoal. A...

Venho hoje falar sobre um transtorno que ainda é pouco conhecido e comentado, contudo bastante frequente nas pessoas e que traz um sofrimento significativo tanto para quem apresenta como para pessoas que convivem ao seu lado: a Distimia.

Você conhece pessoas que possuem um mal humor constante, que não sentem prazer nas coisas e raramente estão alegres? Essa pessoa pode não ter uma Depressão propriamente dita, mas sim um Distimia. As pessoas com Distimia, ao contrário das que possuem Depressão, geralmente conseguem levar uma vida “normal”, trabalham, estudam, fazem planos, têm relacionamentos adequados. Contudo internamente sentem pouca alegria e prazer na vida, dificuldade de comemorar coisas boas e de serem expansivas.  Podem ter as mesmas experiências que outras pessoas teriam, contudo internamente sem prazer, como se vissem a vida atravé...

       João era conhecido por seus colegas de trabalho como um ótimo funcionário e apresentava um histórico de sucesso profissional. Contudo, internamente ele não sentia-se assim e,  sempre que João iniciava um novo trabalho, pensava sobre si mesmo “Eu sou incapaz”. Joana não conseguia manter-se em relacionamentos amorosos, fazendo algo para boicotar a relação sempre que iniciava um namoro com alguém especial. Internamente pensava sobre si mesma “Eu não sou digna de ser amada”.

      Esses são exemplos de crenças negativas que prejudicam pessoas em diferentes áreas. As crenças negativas são pensamentos inverídicos que temos sobre nós mesmos e sobre o mundo que atrapalham nossa vida cotidiana e que geralmente aparecem em momentos difíceis. Na maior parte das vezes, elas foram construídas em momentos traumáticos da nossa hi...

     Como os adultos podem ajudar suas crianças a sentirem-se melhores?

     Uma das maiores demandas dos pais, professores e educadores em geral em relação às crianças e adolescentes é quanto ao comportamento deles. É comum que peçam orientações aos profissionais sobre como fazer com que esses seres em desenvolvimento “comportem-se melhor”.  As autoras Adele Faber e Elaine Mazlish, no clássico livro Como falar para seu filho ouvir e como ouvir para seu filho falar deixam claro que, quando as crianças se sentem bem, elas tendem a se comportar bem. Assim, é função do adulto ajudar com que essas pessoas sintam-se bem para poderem agir adequadamente.  Abaixo descreverei e darei exemplos de três atitudes que pais e educadores podem ter a fim de melhorar o comportamento das crianças.

      O primeiro ponto é...

13/05/2016

 

 

Como vivenciar os sentimentos da melhor forma após a separação de um cônjuge?

O luto é um processo emocional que o ser humano vivencia quando passa por uma perda significativa. Costuma-se falar em luto para situações de morte, mas há várias perdas nas nossas vidas em que passamos por um processo de luto. O autor John Gray refere que, depois de uma morte de alguém próximo, o evento com maior nível de estresse na vida de uma pessoa é a separação de um cônjuge. Portanto, apesar de ser cada vez mais comum, a separação é uma perda significativa e é normal a vivência de um período de luto após o divórcio, sendo isso presente mesmo para a pessoa que tomou a decisão pelo divórcio.  

Em uma separação, a pessoa vivencia diversos tipos de perdas, sendo a primeira delas a perda da expectativa que criou em relação àquele casamento. Todos...

 

      Estamos chegando quase no início de um novo ano e a um momento propício para a reflexão de um planejamento para 2016, elaborando metas e estratégias com o objetivo de obtermos o que planejamos. Contudo, antes deste processo, há uma pergunta chave que muitas pessoas ainda não se fizeram: o que eu quero para minha vida? O psiquiatra Victor Frankl falava da importância de termos um sentido para nossas vidas. Frankl descobriu, analisando colegas no campo de concentração, que era justamente a presença deste sentido que fazia com que algumas pessoas se mantivessem vivas em condições tão adversas. Em sua teoria, desenvolveu a ideia de que muitas doenças psíquicas podem ser causadas justamente pela falta deste sentido de vida. Como dizia Nieschte “Quem tem um porquê viver suporta quase qualquer ‘como’”.

     Na prática de...

 

Você constantemente se recorda de alguma situação do seu passado com grande desconforto?  Essas situações têm repercussões em sua vida atual, lhe impedindo de realizar algumas coisas ou de sentir-se bem?

Apesar de geralmente utilizarmos a palavra trauma para nos referirmos a situações graves, pessoas que lembram muito de situações de seu passado com incômodo podem apresentar traumas.  Pessoas com traumas lembram ou sonham com muita recorrência de situações intensas que vivenciaram. Essas lembranças podem se referir a traumas intensos (situações de abuso físico, verbal, sexual; violência, mortes, assaltos) ou a pequenos traumas que, mesmo que possam parecer para os outros pouco significativos, para essas pessoas podem se tornar um tormento e impedi-las de ter uma vida plena no presente.

Para explicar a teoria sobre o trauma psicológico,...

         É cada vez mais comum ouvirmos as pessoas falando sobre o tempo estar passando muito rapidamente e sobre perceberem pouco os dias que passam em suas vidas.  Ouvindo isso e pensando que essa sensação de efemeridade do tempo muitas vezes é causada pela dificuldade maior das pessoas em estarem realmente presentes no dia a dia de suas vidas, escrevi esse post sobre o “estar presente”, um conceito simples de entender, mas ainda muito difícil de ser vivenciado.

       O estar presente é um conceito comum há muito tempo na filosofia oriental e que foi assimilado por algumas teorias psicológicas, em especial pela Gestalt Terapia, tornando-se um dos conceitos chaves dessa abordagem de psicoterapia.

       O budismo refere-se ao tempo  dizendo que a única coisa que existe é o presente. O passado não existe ma...

07/04/2015

 

O psicólogo Carl Rogers falava de atitudes importantes que as pessoas deveriam ter umas com as outras. Uma delas é a empatia, aquela capacidade de colocar-se no lugar do outro, compreendendo o ponto de vista dele. Outra condição é a aceitação positiva incondicional, ou seja, aceitar a outra pessoa mesmo com os erros que ela cometa e com todos os defeitos que ela tenha. Isso seria amar os outros sem colocar “condições”, sem o “amarei  você se....”

Apesar de se falar muito em desenvolver essas atitudes com as pessoas, quero analisar  aqui o fato de usar essas “habilidades” não somente com os outros, mas com você mesmo. Tenho percebido várias pessoas que conseguem desenvolver muito bem a empatia e aceitação positiva incondicional com as outras pessoas, se mostrando compreensiva com todos e entendendo  pontos de vista alheio, mesmo que não conc...

28/02/2015

 

 

Em função de alguns pacientes me perguntarem sobre as diferenças entre abordagens terapêuticas, optei por escrever esse post explicando de uma maneira simples alguns conceitos principais de três abordagens psicoterápicas (Psicanálise, Terapia Cognitiva Comportamental e Psicologia Humanista). 

A psicoterapia é compreendida como um método de tratamento, uma aplicação da Psicologia para tratamento de questões emocionais. Contudo, por haver desenvolvido ao longo da história diversas teorias, há atualmente distintas escolas teóricas dentro da psicoterapia, que se diferenciam em vários aspectos, entre eles a filosofia de base (a forma como compreende o ser humano), a forma de intervenção com o cliente e o foco que dá durante o tratamento.

Estima-se que existam atualmente mais de 200 linhas terapêuticas com abordagens diferentes e reconhecidas pel...

Please reload

Endereço: Rua Rui Barbosa, n. 820, s. 401.

Ed. Foz Executive Center.

Foz do Iguaçu / Paraná.

 

Tel. / whats.: (45) 98009117

Email: lcnsalvador@gmail.com

 

  • Facebook Social Icon
  • Facebook Social Icon